XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Mensagem dos presidentes


Mensagem do Presidente do Departamento de Aterosclerose

Prezados Colegas,

Em nome do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, tenho a honra de convidá-los a participar do XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose.

Durante estes últimos meses, o DA realizou inúmeras atividades com elevado grau de qualidade científica em nome da constante atualização de nossos colegas e agora temos a satisfação de anunciar a realização, de forma hibrida – presencial e online, do nosso Congresso que uma vez mais será realizado na acolhedora cidade de Campos do Jordão – SP, nos dias 15 e 16 de outubro de 2021.

Sob a Presidência do Prof. José Rocha Faria Neto e a Coordenação científica do Prof. Fernando Henpin Yue Cesena, tenham certeza de que o nosso Congresso trará o que há de mais atual no conhecimento da doença aterosclerótica com ênfase, na importância da prevenção.

O entendimento dos fatores de risco associados a aterosclerose terá também um papel fundamental, de forma que a hipertensão, o diabetes, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e os mecanismos de trombose, serão igualmente discutidos nestes dois dias de atividades científicas.

Através deste convite, nós da Diretoria do DA nos colocamos a disposição de todos com o objetivo de proporcionar um Congresso inesquecível.


Prof. Antonio Carlos Palandri Chagas
Presidente do DA


Mensagem do Presidente do Congresso

Prezados Parceiros,

O ano de 2020 trouxe-nos grandes desafios. A epidemia de Covid19 que assolou o mundo mudou a maneira como nos relacionamos, como interagimos, como vivemos. Já não discutimos que muitas das mudanças vieram para ficar. Na verdade, talvez o novo coronavírus só tenha antecipado mudanças que seriam inevitáveis. Não é surpresa perceber que trabalhar de casa, em algumas situações, pode ser mais produtivo e rentável do que perder horas no trânsito das grandes cidades. Aprendemos que situações que antes eram necessariamente excludentes, agora caminham lado a lado: é possível desfrutar de maior convívio familiar, de ver de maneira mais próxima os filhos crescerem, e ainda assim estar presente em múltiplas reuniões online no mesmo dia. Por outro lado, sentimos como nunca a falta de contato humano, da troca pessoal de experiências. Ainda que os grandes congressos mundiais de Cardiologia em 2020 tenham tido grande audiência virtual, ficamos todos com a mesma impressão: não é a mesma coisa.

Com a melhora do cenário no Brasil e no mundo e com a real perspectiva de vacinas no primeiro trimestre do próximo ano, nós, do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estamos lançando as iniciativas para o nosso XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose. A aprazível cidade de Campos do Jordão será novamente o palco desse encontro que ocorre a cada dois anos. Acreditamos que em um momento de retomada de eventos, neste que será certamente um dos primeiros eventos da cardiologia nacional a ocorrer, um lugar confortável, de fácil acesso, será um grande atrativo. Em relação ao aspecto científico, manteremos a excelência deste que é o ponto forte do nosso congresso. Traremos à discussão aspectos amplos na abordagem da aterosclerose, uma vez que aprendemos nos últimos anos que a prevenção de eventos aterotrombóticos em muito extrapola o simples controle lipídico.

Esperamos poder contar com os nossos parceiros de sempre nesta retomada!

Cordial abraço,

 

Dr. José Rocha Faria Neto
Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose